sexta-feira, 28 de março de 2014

26 ROMILDO DAMASCENO SOARES

26º PREFEITO DE TUTÓIA
01.01.2017 a 28.11.2017

Prefeito de Tutóia Romildo do Hospital é afastado pela Câmara de Vereadores. em 27.11.2017

Romildo Damasceno ( Prefeito de Tutoia).
TUTÓIA/MA – Em uma sessão muito tumultuada a Câmara Municipal da cidade Tutoia- MA,cidade distante 322 km da capital, afastou agora apouco o prefeito, Romildo Damasceno, até que seja dada por finalizada a investigação da CPI da Saúde, que foi instaurada pela Câmara de vereadores do Município, onde tem como presidente da comissão , a Vereadora Jamilza Baquil (PR). 
Pelo voto favorável de 10 dos 13 vereadores o prefeito de Tutóia é afastado do cargo por 15 dias sob a alegação de irregularidades encontradas na gestão dos recursos do SUS-Sistema Único de Saúde na gestão de Romildo do Hospital (PSDB). 
Veja como votou cada um dos vereadores:
Isaias Porto e Paulinho Caldas, contra o afastamento. Raimundo Sintraf optou pela abstenção.
Gleison do Carlito, Nelinho Ribeiro, Wiliam Silva, Jamilza Baquil, Dr. Cassiano, Nilson Santos, Ze de Mar, Paulo Rogério, Viriato e o presidente da Casa, Raimundinho da Seriema votaram pelo afastamento cautelar do prefeito.
Com o afastamento a vice-prefeita Helenice Barroso será empossada na manhã desta terça-feira (28) e passa a ser a primeira mulher a assumir o executivo de Tutóia, ainda que provisoriamente.
Segundo o relatório da CPI- Comissão Parlamentar de Inquérito, presidida pela vereadora Jamilza Baquil, o prefeito obstruiu o trabalho da CPI e ainda tentou impedir que servidores do hospital fossem depor.
Na rede social há comentários de toda natureza, a maioria elogiando a ação do parlamento e alguns que dizem que o prefeito vai reverter a situação em tempo curto com decisão de liminar.
O fato é que há grande possibilidade de Romildo do Hospital ser afastado definitivamente do cargo, ou seja, ter o mandato cassado. Entretanto, é quase certo que, simultaneamente, amanhã a vice será empossada e o prefeito entra com ação na justiça pedindo a derrubada da decisão da Câmara.
O blog ouviu alguns parlamentares como Jamilza Baquil, Paulo Rogério e Viriato e eles dizem que os trabalhos da CPI vão continuar e que trata apenas de um afastamento provisório e quando finalizada a investigação a Casa deve tomar a decisão de se cassa ou não o prefeito.
Ouvimos também advogados, e há aqueles que acreditam que o rito seguido pelo parlamento foi correto, mas há aqueles que dizem que o prefeito consegue reverter na justiça. Resta aguardar o desfecho da questão, que deve durar pelo menos 45 dias ou mais, para sua conclusão de fato. 

Fonte de pesquisa

Fonte de Pesquisa do Vídeo Blog do Professor Elivaldo Ramos 

 

Helenice Barroso, vice-prefeita de Tutóia tomou posse da prefeitura na manhã de hoje, após afastamento do prefeito Romildo do Hospital 28.11.2017

 

Fonte de pesquisa da Foto: DABY SANTOS

Helenice Barroso
28.11.2017 

Helenice Barroso é a primeira mulher a assumir o executivo de Tutóia
Elivaldo Ramos – Em sessão solene a Câmara de de vereadores deu posse a prefeita Helenice Barroso e no discurso de posse a professora se comprometeu a tentar pagar os salários atrasados especialmente dos contratados.
O deputado estadual Marcos Caldas veio para a posse da prefeita do mesmo partido (PSDB) e afirmou que vai empreender esforço pessoal para que o governador Flavio Dino venha a Tutóia pra “a situação” do município. Acrescentou em sua fala que a posse da vice prefeita se dá por conta da mal gestão do prefeito.
Alguns vereadores usaram a fala e manifestaram apoio a prefeita e disseram que estão dispostos a ajudar.
Fonte de Pesquisa desta mensagem acima: Blog do Sr. Daby Santos

Fonte de Pesquiza do Blog do professor Elivaldo Ramos

 

O prefeito Romildo do Hospital voltou ao cargo

29.11.2017

O prefeito Romildo do Hospital voltou ao cargo na manhã de hoje (29) por força de uma liminar proferida pelo juiz da Comarca de Tutóia. 

Com essa decisão uma briga judicial começa. Mas, os trabalhos da CPI devem continuar e se comprovar irregularidades abrem-se novas discussões. 

O prefeito volta sem apoio popular e sem apoio do legislativo. Será bem dispendioso ao governo e ao povo se tentar conseguir apoio de pelo menos dois parlamentares. 

O prefeito deverá ainda entrar com ação responsabilizando a Câmara pelo afastamento e esta por sua vez vai se munir de argumentos para tentar cassá-lo. Ou seja, Tutóia viverá um governo que vai governar sob liminar e sob a pressão do povo e do legislativo. 

Quanto ao serviço público deverá haver mudanças radicais na estrutura funcional, inclusive com demissões e ou transferências de funcionários e de cargos comissionados. 

Sem dúvida, o prejuízos maior será aos servidores públicos e à população do município. Uma vez que muitos serviços estão precarizados. Mas, receberá pressão popular. 

 

Fonte de Pesquisa Blog: Professor Elivaldo Ramos
Aguarde Mais Informações
Historia não Terminou

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário