sexta-feira, 28 de março de 2014

MERVAL MELO 17

17º PREFEITO DE TUTOIA
 MERVAL DE OLIVEIRA MELO
IDEM 31.01.1977 a 31.01.1983
  sobressaiu-se pela construção de uma rampa no porto da cidade e de outra no Porto de Areia, de um muro de arrimo na orla marítima, de dois grupos escolares na sede, de um posto de saúde em Bom Gosto, de um colégio nos povoados de São Benedito, Estiva, Cajazeiras, Santana dos Carvalhos, Riachão do Meio do Cesário, Riachão do Meio do Joaquim do Carmo, Buritizinho, São Bento, pela construção de pontes de madeira em Barro Duro, Paxicá, Santa Rosa do Jardim, Vista Alegre, Santo Antonio, Bom Jesus, Carrapato, Conceição, Cardoso, Ponte, Contenda, Santana dos Carvalho, Cocal, Belágua, Passagem Velha; pela conclusão de um colégio em Barro Duro, Bom Gosto e Jardim; pela construção – desmatamento, deslocamento, terraplanagem e empicarramento – do ramal Cana Brava – Tutóia ; pela instalação de energia elétrica em Boa Esperança na cidade e aquisição de um prédio em Paulino Neves (Rio Novo) para um posto de saúde; calçamento das rua São José, de um trechoi entre esta e a praça dos Tremembés e de um outro entre as ruas de Nazaré e Afonso Pena, bem como o calçamento e pavimentação do campo de pouso, mais a instalação da torre receptora de imagens da TV.


HISTÓRICO DA UNIDADE INTEGRADA ANTONIO JOSÉ NEVES RODRIGUES
 A construção deste Colégio teve início no ano de 1974, na administração de seu Patrono Antônio José Neves Rodrigues, Prefeito de Tutóia na época. Sua conclusão só foi possível ser realizada na administração de Merval de Oliveira Melo que homenageou o Prefeito que iniciou a construção do Colégio, dando assim o nome de Grupo Escolar Antônio José Neves Rodrigues em sua homenagem.
 
A inauguração era pra acontecer aos 17 dias do mês de maio do ano de 1977, que infelizmente ficou marcado por tragédias, brigas e muitas confusões. Só se ouvia e via pessoas aterrorizadas, muitos choros e tristeza. Infelizmente não houve inauguração.
 Considerado o melhor e mais bonito Colégio da região com quatro salas de aulas,quatro banheiros, secretaria, deposito e sala dos professores, com uma grande área para recreação e jogos. Depois foram construídas mais sete salas de aulas.
Segundo as informações pesquisadas as aulas só foram iniciadas dia dois (02) de junho de 1977. Desta data até os dias atuais. Esse Colégio teve treze (13) Diretores – Quatro homens e seis mulheres. Alguns com repetência.
O primeiro diretor deste Colégio foi o senhor Constantino Ferreira da Cruz e as primeiras professoras foram: Eulília, Socorro Belar, Felicidade (Dada), Zenilda, Maria das Dores e Hilda, que mais tarde foi substituída por sua filha Faraildes (Fafá) por motivo de doença.
As primeiras Zeladoras foram: Maria Mercês e Zoneida (Lourinha) Primeira Merendeira; Lurdes Ramos, Primeiro Vigia; Batista Celina e na parte de abastecimento De água; Hecílio e Chixico. Essas pessoas foram os primeiros funcionários deste Colégio. A eles os nossos parabénsǃǃǃ
A segunda pessoa a dirigir o Colégio foi a Diretora Ana Diniz que veio de Tutóia. Ana que mais tarde por motivo Político foi substituída por sua amiga de trabalho, Terezinha de Jesus Paiva Santos, Também de Tutóia, foi então, a terceira Diretora. A quarta Diretora, Ana Lopes que veio de São Luís, parente do Prefeito Merval Melo. Novamente Constantino foi o quinto Diretor, Joaquina Oliveira a sexta Diretora, Vicente Pereira filho oitavo Diretor, Jorgiane Santos o nono, Socorro Corrêa a decima, Jorgiane Santos o decimo primeiro, mas somente na parte noturno de 5ª a 8ª série. Jorgiane retorna novamente como Diretor Geral, Sendo o decimo Segundo.
Funcionou por alguns anos nesta escola o “Ginásio Unidade Integrada Brigadeiro Eduardo Gomes” liderado por Helito Vieira e os professores, Vicente Pereira filho, Irapuã Cruz, Baê Cruz, Ana Luiza, Raimundo Xavier e Joaquina Oliveira.
De 1977 a 2004, esse Colégio, teve 169 funcionários. Em 2004, 698 alunos, 30 professores, seis zeladoras, dois Agentes Administrativos um vigia e dois Diretores.
Em 2004 o Colégio comemorou seus 27 anos de existência nos proporcionando educação e alegria.Parabéns aos professores que por aqui passaram.
Entretanto se faz notório saber, que a partir de 2009, na Administração do Prefeito Diringa, junto a Secretária de Educação Daisy Baquil, Nomeando o mais novo Gestor desta Unidade de Ensino MARCOS DA HORA.  Fazendo uma grande reforma, a mesma, com uma ampliação, contendo um Laboratório de informática, um depósito novo, cinco novos banheiros, cantina, colocando cerâmica em todo o colégio, com uma área onde são feita as reuniões com pais e metres e todos os eventos da escola, e dando segurança a todos com toda a área amuruada. Pois a mesma quando recebida pelo Gestor atual estava em situação precária, hoje se encontra uma escola linda e organizada; e professores, atuando em sua própria área, pois o gestor e funcionários buscam a melhoria de seu desenvolvimento a todo instante, na busca de tornara-los, os alunos, cidadãos críticos, participantes e atuantes na sociedade. No entanto, o atual gestor, todos os funcionários e comunidade comemoram juntos ao dia das Mães os 34 aos de sua fundação, nos dando orgulho e felicidades de termos uma escola organizada e de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário