sábado, 29 de março de 2014

NEMESIO NEVES 7, LUCAS VERAS 8, JOSE DE MATOS 9

7º PREFEITO DE TUTOIA
NEMESIO GOMES NEVES
IDEM 25.10.1945
OBS: TOMOU POSSE A 25.10.1945 POREM, COM POUCOS MESES DE MADATO, FOI CASSADO PELA CAMARA SOB A LINCENÇA DO DO VICE-PREFEITO LUCAS CARDOSO VERAS. QUE ASSUMIU.



8º PREFEITO DE TUTÓIA
LUCAS CARDOSO VERAS
 (TENDO ASSUMIDO A PREFEITURA, COM POUCOS MESES DE MANDATO FOI TAMBEM DESTRONADO PELA CAMARA SOB A PRESIDENCIA DE JOSE DE MATOS SILVA, QUE ASSUMIU O CARGO DO EXECUTIVO.)

9º PREFEITO DE TUTOIA
JOSÉ DE MATOS SILVA 
PRESIDENTE DA CAMARA
GOVERNOU DE 1953 a 1956
edificou a praça do Tremembés, com um genila obelisco de concreto, no centro, simbolizando os famosos nativos. Também na sua gestão, e por força da anterior disputa eleitoral que lhe elegeu vereador e, mais tarde, com acesso à Presidência da Câmara, e ainda, ao comando da Prefeitura Municipal, aconteceu uma tragédia de enormes proporções, com sérios envolvimentos políticos, conotações sociais e consequências jurídicas, que foi o assassinato do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Pérsio Martins da Silveira.
Na tarde do dia 2 de novembro de 1.956, o magistrado foi morto pelos filhos do Sr. Antonio José de Oliveira, vulgo "Antonio Severo", com trÊs golpes de faca, sendo um deles na garganta, próximo à casa de ambos, pois eram vizinhos. Pelas razões causais consta que a vítima muito concorreu para ter aquele lamentável fim de vida. No processo que foi instaurado, foi apurado que a mesma há muito vinha provocando o genitor dos acusados, inclusive, com ameaças de morte. Consta que, certo dia, num casamento do Filho do Antonio Severo, o Dr. Pérsio compareceu, voluntariamente, montado a cavalo, embriagado e, como o seu antagonista recusou-lhe a dar bebida, sacou do revólver e alvejou-o de raspão.
No dia homicídio, o juiz, alcoolizado, junto à rampa, acenou para uma canoa que passava ao largo em direção à pesca, a fim de que fosse atravessado para um navio americano, ancorado ali defronte. Como obteve recusa, sacou de sua arma e atirou várias vezes em direção aos canoeiros, por sinal, seus próprios inimigos; mas não os atingindo. Todavia, a inimizade proviera do pleito anterior, quando Antonio Severo fora candidato a vice-prefeito, na chapa de Antonio José das Neves Rodrigues, em 1.955. Derrotado estes, culparam o referido Juiz e o Escrivão da época, por parcialidade. Daí, uma das principais causas da contenta que ocasionou o assassinato do Dr. Pérsio, naquele evento; ocasionando fuga, prisão e remoção dos acusados para São Luís e posteriormente retorno para Tutóia. Da cadeia desta, fugiram para Belém, às caladas da noite, à bordo de um embarcação, sem que até hoje alguém explique com precisão o final deste dramático acontecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário